Orientações Artigo

PLANEJAMENTO
Antes de começar a escrever seu artigo, é necessário realizar um planejamento básico que inclui responder as seguintes perguntas:

  • Qual o tema?
  •  O que precisa escrever? Qual o foco? O que revisar? O que detalhar?
  • Qual seria um bom esqueleto?
Organização Geral
Um texto científico é dividido em seções. A organização do conteúdo das seções varia de artigo para artigo, por exemplo:
1. Título
 2. Autores 
 3. Resumo
 4. Introdução
 5. Conceitos Básicos
 6. Ideia central
 7. Análise (se necessário)
 8. Estudo de Caso (se necessário)
 9. Experimentos (se necessário)
 10. Conclusão
 11. Referências
SUGESTÕES PARA CADA SEÇÃO
Título
Primeira impressão é a que fica. O título é a referência principal ao seu trabalho. Um bom título contém poucas palavras, o necessário para descrever adequadamente o conteúdo do artigo.
Título = Reflete o conteúdo do trabalho. Claro, curto, correto! Nome, não uma frase.
Resumo
Pode ser considerado uma propaganda ou trailer do artigo: é o primeiro contato com o trabalho, é o que atrai a atenção e o interesse do leitor em ler mais. Apresenta de forma concisa (uma ou duas linhas para cada item): principais objetivos, motivação e importância, principal resultado ou contribuição. O resumo nunca menciona informações ou conclusões que não estão presentes no texto. Referências bibliográficas não são citadas no resumo.
Introdução
Em um artigo científico, o leitor deve estar ciente do que acontece desde o início, desde a introdução. Desse modo, as principais contribuições e conclusões devem ser mencionadas na introdução. Como sugestão de organização, considere a apresentação de forma concisa (um ou dois parágrafos para cada item) das seguintes informações:
·                Contexto, motivação, e principal contribuição.
·        O problema: definição do problema por alto (sem muitos detalhes) com a sua importância, relevância (a solução desse problema ajuda em que?).
·                Contribuições: lista de contribuições, resultados principais.
Conceitos Básicos
Conceitos Básicos aparecem sempre antes da apresentação da contribuição principal do artigo. São as definições de termos, situações e modelos necessários para entender o seu trabalho, com as devidas referências para demais trabalhos onde as definições são introduzidas ou melhor detalhadas.
Ideia central
Parte principal do artigo. Apresente em um parágrafo uma ideia geral da proposta. Esclareça novas definições (escreva claramente que são novas definições propostas no artigo). Adicione quantos parágrafos necessários para apresentar: o que é e como funciona seu trabalho; detalhes e explicações sobre partes principais do funcionamento da proposta.
Análise (se necessário)
Um parágrafo com o resumo do que é provado nessa seção. Um parágrafo com definições específicas usadas na análise. Provas e análises. Encerre a seção com comentários sobre o significado das provas de um modo intuitivo ou num nível mais prático.
Estudo de Caso (se necessário)
Alguns artigos requerem estudo de caso onde o modelo proposto é aplicado. Inclua (conforme necessário): contexto geral, regras ou condições específicas requeridas pelo caso, modelagem, funcionamento, vantagens e desvantagens de usar o modelo proposto nesse caso.
Experimentos (se necessário)
Comece com um resumo dos experimentos: o que é medido, o que não é, por que,… Adicione um parágrafo com o modelo de simulação ou a infraestrutura das medições (configuração do sistema, tipo de máquinas usadas, linguagens, …). Apresente os resultados dos experimentos, podendo utilizar gráficos para apresentar os dados obtidos e destacar a importância destes dados para a compreensão do tema abordado no artigo.
Conclusão
Após ter esclarecido todas as definições, agora você pode ser mais específico que na introdução e informar (um parágrafo ou uma linha para cada item, dependendo do espaço disponível):
·                resumo do que o artigo apresentou
·                principais resultados e contribuições
·                comentários sobre a importância, relevância ou
·                dicas para o uso prático do seu trabalho (como os resultados dos experimentos podem ajudar na prática…)
·          trabalhos futuros. Reinforce a relevância do seu trabalho, mas evite entregar suas idéias de trabalhos mais inovadores de graça.
Referências
Corretas, completas, e específicas.
Informações obrigatórias: autores, título do artigo (livro), nome da conferência ou revista (editora), volume e número para artigos de revista, ano de realização (publicação).
Tente incluir referências do mesmo ano (ou ano anterior) para ilustrar que o tópico é atual e de interesse da comunidade. Tente incluir artigos de conferências e revistas, assim como livros, e não apenas sites da Internet.

DICAS GERAIS 
Os maiores erros:
1.    Frases longas (repletas de vírgulas ou não!)
2.    Erros ortográficos
3.    Cópia literal e embromação
4.    Imagens/tabelas ilegíveis
5.    Erros gramaticais
6.    Falta de referências e/ou apresentação incompleta destas
Algumas regras gerais que podem aumentar a qualidade do artigo.

  • Cópia literal não, mesmo colocando entre aspas. Quando referenciando outros trabalhos, procure resumir suas ideias principais
  • Divida os parágrafos corretamente. Tente usar frases de abertura e encerramento, indicando o propósito do parágrafo.
  • Uma seção (um capítulo) é formada por mais de um parágrafo. Uma seção formada apenas por uma lista de itens não é uma seção, e sim uma lista de itens.
  • Evite usar a primeira pessoa. Tente manter o artigo no impessoal, na terceira pessoa.
  • Gírias são inadmissíveis. Assim como ironias, brincadeiras, e referências pessoais ao leitor.
  • Consistência no uso de tempo verbal. Seja consistente no use de tempo verbal - não fique trocando entre passado e presente.
  • Siglas esclarecidas. Quando uma sigla é introduzida no texto (ou seja, aparece pela primeira vez) é importante colocar seu significado entre parênteses.
  • Backup. Mantenha sempre um backup atual do seu artigo, pelo menos um backup diário. Lembre-se daquela lei de Murphy: se algo pode dar errado, certamente dará.
  • Revisão Final: leia atentamente todo o artigo para revisar ortografia, organização dos títulos, parágrafos, referências,..
  • Se for utilizar outro computador para imprimir o artigo, salve antes em PDF.
Referências
MORO, Mirella M.. A arte de escrever artigos científicos. Disponível em: http://homepages.dcc.ufmg.br/~mirella/doku.php?id=escrita








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