Orientações Resumo


O resumo tem por objetivo apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. No resumo, você vai apresentar com poucas palavras as ideias que o autor desenvolveu ao longo de um texto
Em qualquer tipo de resumo, entretanto, dois cuidados são indispensáveis: buscar a essência do texto e manter-se fiel às ideias do autor. Copiar partes do texto e fazer uma "colagem", sob a alegação de buscar fidelidade às ideias do autor não é permitido, pois o resumo deve ser o resultado de um processo de "filtragem", uma (re)elaboração de quem resume. Se for conveniente utilizar trechos do texto original (para reforçar algum ponto de vista, por exemplo), esses devem ser breves e estar identificados (autor e página).
Um resumo deve ser:
- Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários. 
- Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto. 
- Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as ideias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as ideias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.

    Para fazer um bom resumo, destacamos abaixo uma sequência de passos:
o   ler atentamente o texto a ser resumido, assinalando nele as ideias que forem parecendo significativas à primeira leitura;
o   identificar o gênero a que pertence o texto (uma narrativa, um texto opinativo, uma receita, um discurso político, um relato cômico, um diálogo, etc.
o   identificar a ideia principal;
o   identificar a organização do texto (o modo como as ideias secundárias se ligam logicamente à principal);
o    esquematizar o resultado desse processamento;
o   redigir o texto.

Referências
Como elaborar resumos. Disponível em: http://www.pucrs.br/manualred/resumos.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário