Tipos de pesquisa


A pesquisa quantitativa é utilizada para conseguir resultados estatísticos, para se fazer uma média, um percentual, projetar medidas para uma análise numérica sobre o tema escolhido. Geralmente esta pesquisa é realizada através de questionário, com um número relativamente grande de pessoas para se estabelecer dados confiáveis e precisos. É mais adequada para apurar opiniões, comportamentos e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação.
A Pesquisa Quantitativa não é apropriada para compreender "porquês", dado que, neste caso, as questões devem ser diretas e facilmente quantificáveis e a amostra deve ser ampla o suficiente para possibilitar uma análise estatística confiável. Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo
A Pesquisa Qualitativa procura entender profundamente o tema escolhido, através da experimentação, trabalhando com descrições, comparações e interpretações. A Pesquisa Qualitativa envolve o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas idéias, para tanto a análise é realizada geralmente, com pequenos grupos de entrevistados, através de um roteiro, já que é mais participativa e menos controlável, dado que os participantes podem direcionar o rumo em suas interações com o pesquisador. Ela se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado.


Perguntas a serem respondidas na escolha do tipo de pesquisa:
  •  Quais serão os objetivos a serem alcançados com a pesquisa?
  • A população e a amostragem já se encontram definidas?
  • Os questionários foram elaborados a partir de um critério estruturado, com base em perguntas claras e objetivas?
  • O campo da coleta de dados já foi definido, ou seja, qual o local escolhido para aplicar o teste: nas residências, em um ambiente público, em uma empresa?
  • Processamento dos dados (tabulação): as informações colhidas fornecem base suficiente para que sejam analisadas?
  • Todos esses pressupostos, uma vez materializados, contribuirão para que a apresentação dos resultados se dê de forma precisa?
Dados obtidos no  site Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário